Muitos profissionais, para se tornarem exitosos em suas respectivas profissões, devem possuir como pré-requisito um bom nível de comportamento interpessoal. Precisa, como se diz no jargão comum, “gostar de gente”. São os casos de médicos, vendedores, psicólogos, relações públicas, jornalistas, etc.
Toda profissão, cujo vetor principal é o contato com o público, precisa que o profissional tenha esta pré-disposição de saber tratar adequadamente os outros. Porém, existe uma profissão que não basta apenas saber tratar bem os outros. É preciso ir bem mais longe. É preciso ir além dos limites do simples respeito e da consideração pelo tratar bem. É preciso ter e demonstrar afetividade, sentimento de acolhimento pelo outro. Esta profissão é a do professor, principalmente os docentes responsáveis por nível infantil ou fundamental.
O afetivo tem um peso fundamental no ambiente escolar, pois a criança sabe ler, mais do que o adulto, as letras dos sentimentos.
Muitos mestres alegam que com salas de aulas lotadas, com 30 a 35 alunos, torna-se impossível fazer com que as crianças se sintam acolhidas e o professor atender adequadamentea todas. É possível que para se cumprir alguns tipos de conteúdo pedagógicos a quantidade de alunos tenha influência, mas para se demonstrar afetividade e adequada aproximação de carinho e zelo às crianças, isto não está vinculado à objetividade dos números, mas sim à subjetividade do coração.
Conhecemos um número bem grande de docentes que praticam o calor da afetividade e com isto colhem bons resultados no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, alertamos àqueles que ainda não se completaram como professores que tentem descobrir numa criança o poder transformador que este sentimento afetivo possui .
Toda profissão, cujo vetor principal é o contato com o público, precisa que o profissional tenha esta pré-disposição de saber tratar adequadamente os outros. Porém, existe uma profissão que não basta apenas saber tratar bem os outros. É preciso ir bem mais longe. É preciso ir além dos limites do simples respeito e da consideração pelo tratar bem. É preciso ter e demonstrar afetividade, sentimento de acolhimento pelo outro. Esta profissão é a do professor, principalmente os docentes responsáveis por nível infantil ou fundamental.
O afetivo tem um peso fundamental no ambiente escolar, pois a criança sabe ler, mais do que o adulto, as letras dos sentimentos.
Muitos mestres alegam que com salas de aulas lotadas, com 30 a 35 alunos, torna-se impossível fazer com que as crianças se sintam acolhidas e o professor atender adequadamentea todas. É possível que para se cumprir alguns tipos de conteúdo pedagógicos a quantidade de alunos tenha influência, mas para se demonstrar afetividade e adequada aproximação de carinho e zelo às crianças, isto não está vinculado à objetividade dos números, mas sim à subjetividade do coração.
Conhecemos um número bem grande de docentes que praticam o calor da afetividade e com isto colhem bons resultados no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, alertamos àqueles que ainda não se completaram como professores que tentem descobrir numa criança o poder transformador que este sentimento afetivo possui .
Estava pensando a afetividade no contexto escolar, pretendendo publicar post referente ao assunto, quando visitei esta página e li parte de meu pensamento aqui. Minha idéia vai ao encontro de sua publicação...
ResponderExcluirPrecisamos mesmo resgatar valores que promovam os direitos humanos...
Gostei deste espaço! =)