"Todo sistema de educação é uma maneira política de
manter ou de modificar a apropriação dos discursos, como os saberes e os poderes
que eles trazem consigo"

Michel Foucault

domingo, 8 de novembro de 2009

Dificuldade de Aprendizagem - A Trajetória de um Sintoma


Esta é uma reflexão motivada pela busca de compreender as causas da não aprendizagem (esta enquanto sintoma).

Não é possível conviver com problemas de aprendizagem e/ou fracasso escolar, empurrando culpas, teorizando causas, investigando responsabilidades sem avaliar comprometimentos que dificultam ou impossibilitam o aproveitamento escolar, que funcionam como obstáculos mecânicos à cura. Devemos sempre pensar que existem vários agentes causais para esta dificuldade e todos devem ser diagnosticados e tratados interdisciplinarmente tão logo seja possível. Devemos levar em consideração que não só fatores psicológicos podem ser causa de somatização mas causas orgânicas e/ou fisiológicas podem afetar o emocional.
O não-aprender é um quadro transitório mas envolve certos tipos de comportamento no qual se destaca sinais de descompensação.
Por exemplo, a inibição da aprendizagem da leitura e escrita não será solucionada enquanto não resolver uma provável situação traumática que se esconde por trás dessa criança. O sintoma apenas denuncia alguma coisa que o sujeito, conscientemente, não pode e não consegue exteriorizar.
Mediante essas colocações, vale ressaltar a necessidade do educador tomar ciência de que a criança apresenta dificuldades na aprendizagem não quando ela quer, por preguiça, por falta de interesse, por indisciplina... Deve-se avaliar antes os aspectos emocionais que podem estar interferindo no processo educativo sem esquecer de avaliar a questão dos problemas orgânicos.
Acompanhar a trajetória e o desempenho de um aluno, reconhecendo algum possível bloqueio instalado e investigar as causas de sua dificuldade, pode evitar que, devido a falta de informações, ele seja discriminado como “aluno sem interesse”, “aluno que não quer nada”, “aluno indisciplinado”, etc. Com isso suas dificuldades não serão reforçadas e, provavelmente, não acabará engrossando a fileira dos reprovados.

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